- Percepção do papel das TIC na formação contemporânea - conhecer diversas mídias, as linguagens e o potencial para uso na educação
- Planejamento de situações de ensino, usando diferentes mídias
- compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Formar 240 mil professores no período de 2008 a 2010.
Encontros presenciais
Ministrados nas escolas POLOS e coordenados pelo formador de cada turma.
No primeiro encontro da Unidade 1, apresentar e discutir os objetivos e a estratégia do curso.
Nos demais primeiros encontros de unidade, esse tempo é ocupado pela discussão e análise coletiva do que foi produzido pelo professores/cursistas na semana anterior.
Estudos a distância
O curso está organizado por temas, um para cada unidade. Em cada uma, serão dedicadas quatro semanas para estudos a distância (em casa ou na escola, com colegas). Para dar apoio a este trabalho a ser realizado a distância, serão oferecidas atividades e textos apresentados pelo menos em meios impresso e digital. O cursista deverá realizar as leituras e atividades auto-dirigidas indicadas nos guias.
Avaliação e certificação
Avaliação e certificação
A certificação ficará sob a responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação e pela Undime Estadual. Constituem critérios para a obtenção do certificado: 75% de freqüência/participação nas atividades e nota mínima 7,0.
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