quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Unidade I

Módulo 1 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola


Objetivo: Refletir sobre o papel do professor e da escola frente a presença das tecnologias em sala de aula.

Clique e leia a unidade: 
Unidade 1 - Tecnologia na sociedade, na vida, na escola;

Contextualização da unidade: Texto
Entrevista de Maria Elizabeth B. de Almeida: Tecnologias trazem o mundo para escola (p.3)


Para embasar nossas discussões dos próximos encontros, vamos ler a entrevista do Prof. Antonio Nóvoa.


Identidade do professor




Quem sou como professor? Esta questão, provavelmente, fez você rever algumas de suas características, preocupações, ideais e expectativas diante das novas demandas da sociedade atual.
Além disso, na atividade realizada, você teve a oportunidade de conhecer as reflexões de alguns colegas de turma sobre o assunto e pôde perceber que existem semelhanças e diversidades. Veja a citação de Nóvoa, em entrevista.
Leia a entrevista completa.
A partir destas reflexões é importante que você pense em como se constitui a identidade do professor:
“...Podemos, hoje, distinguir na identidade do profissional da educação três dimensões inseparáveis, pois ele é, simultaneamente: a) um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele; b) um pensador capaz de repensar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação; c) um cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade."

(Trecho do texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado, 2003)

Leia o texto na íntegra.

Após estas leituras, reflita.
O que é ser professor hoje?
Quem sou eu (professor) neste contexto?


Atividade 1.1
Da  reflexão sobre escola, faça um "exame de consciência", para responder á pergunta: 
Quem sou eu como professor?
A resposta deve resultar em um texto. O cursista deve ter acesso aos textos dos colegas e emitir opiniões sobre os mesmos.


Atividade 1.2
Refletindo sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem (leituras e pontos de reflexão).
Atividade 2: Registrando a própria reflexão, criando um portifólio.



Atividade 1.3
Veja o vídeo:
 



A escola diante deste novo panorama da sociedade
As tecnologias e as mídias ganham espaço no contexto da escola. Hoje, já faz parte das unidades escolares a existência de biblioteca, sala de DVD e equipamentos como vídeo, rádio, câmera digital, filmadora e computador.

As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las.
 E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico
(Dowbor, L., 2001)
Reflita sobre a escola nesta sociedade.
Dando continuidade à reflexão sobre Educação e Tecnologia, realize a atividade 3.
2.Entre no Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua
Escreva sua reflexão e mande-a por email para todos os colegas.  Ao mesmo tempo, conheça e comente as
contribuições dos colegas.

 Material de apoio


Além disso, os textos :
  1. “Aprendizagem continuada ao longo da vida” do Professor José Armando Valente ,  
  2. “As sereias do ensino eletrônico” dos Professores Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo
  3. "O Professor e sua formação" da Professora Maria Umbelina Caiafa Salgado 
  E assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia . 

7 comentários:

  1. Atividade 1.1
    Quem sou como aprendiz?
    Uma pessoa, que busco aprimorar os conhecimentos,fazer novas descobertas que possam contribuir no meu desempenho.
    Quem sou como professora?
    Estou sempre buscando o melhor para os meus alunos e para a educação,procuro ajudar sempre os meus colegas de trabalho,sou humilde para reconhecer os meus erros, gosto quando me fazem críticas construtivas.

    ResponderExcluir
  2. Atividade.1
    Quen sou eu como aprendiz/ Vivo em busca de melhorar meus conhecimentos, pois no mundo doe hoje e meio difícil você viver longe das informações tecnológicas.

    Procuro na sala de aula repassar o possível de informações que consigo através das experiências adquiridas como professor, e incentivo a cada aluno que procure o maximo de conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Quem sou como aprendiz?
    R: Um aluno em busca de conhecimentos para melhorar o meu currículo profissional.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom os comentarios de minhas colegas professoras. Pois elas se preocupam com a educação de seus alunos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Hernanes continue com esse pensamento e alcançarar longos voôs,espero que melhore seu currículo e sua prática.

    ResponderExcluir
  6. ATIVIDADE 1.1
    Quem sou eu como aprendiz? Sou uma professora em busca constante de informações para melhorar a prática pedagógica e conseqüentemente a qualidade de ensino da escola . Percebo que essa busca do novo é indispensável para um avanço significativo . Nesse sentido é necessário esforço, dedicação e vontade.
    Andrea

    ResponderExcluir
  7. colegas,PARABÈNS todos em busca do grande desafio que é aprender sempre. Andrea

    ResponderExcluir